Alagoanas vão às oitavas de final em Maceió; Ágatha/Duda estreia bem em 2020

Publicado em: 14/02/2020 17:02
?20200220030804
Talita, representante de Alagoas, em ação durante o Circuito Brasileiro (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Em Maceió (AL) – 14.02.2020

A fase principal do torneio feminino na etapa de Maceió (AL) começou nesta sexta-feira (14.02). E o dia definiu as 16 dupla classificadas às oitavas de final da competição, que é a quinta parada do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia. Entre os times que avançaram para o ‘mata-mata’, destaque para Ágatha/Duda (PR/SE), garantidas em Tóquio e estreando em 2020, e as atletas que representam Alagoas: Neide, Talita e Rosimeire.

As partidas das oitavas de final (veja os confrontos abaixo) acontecem neste sábado (15.02), a partir das 8h30, e contam com transmissão ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e pelo Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Ainda no sábado ocorrem também jogos das quartas de final e semifinais. A decisão de bronze e ouro está marcada para domingo (16.02), começando às 8h30, exclusivamente pelos canais SporTV.

Entre os 16 times que avançaram às oitavas, seis saíram com duas vitórias no dia e liderança de seus respectivos grupos. Casos das duplas que vão a Tóquio – Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Ágatha/Duda (PR/SE) -, e de Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE), Carol Solberg/Talita (RJ), Fernanda Berti/Taiana (RJ/CE) e Tainá/Victoria (SE/MS).

Ágatha, que não atuava pelo Circuito Brasileiro desde outubro de 2019, comemorou a volta e a primeira disputa oficial no ano em que irá a Tóquio representar o Brasil. Ela também lembrou que o clima na capital japonesa será bastante similar ao encontrado em Maceió.

"Estou muito feliz em voltar a jogar depois de tanto tempo. Não aguentava só treinar (risos), eu amo treinar, mas competir é ainda melhor. É muito bom se testar. Estou focando muito em mim, na minha volta, eu não lembro de ter ficado tanto tempo na minha carreira sem jogar. E voltar aqui em Maceió, que é uma cidade que adoro, é muito especial. O calor não foi um fator prejudicial para nós. A gente sentiu mais o ritmo de jogo, mesmo assim tivemos um dia ótimo, nosso time se comportou muito bem dentro de quadra", declarou.

Quem também avançou foi Talita, finalista da etapa passada ao lado da nova parceira, Carol Solberg. No segundo duelo do dia, elas anotaram 31 a 29 em disputa eletrizante contra Andressa/Vitoria (PB/RJ), vencendo também o segundo set. Apesar de ser nascida em Aquidauana (MS), a atleta olímpica é federada por Alagoas, onde morou por muitos anos e iniciou toda a carreira no vôlei de praia, celebrando o retorno para a segunda casa.

"É muito bom estar em Maceió mais uma vez. Esta cidade é um lugar que me traz boas lembranças, um lugar em que fui muito feliz, que me fez ser a jogadora que sou hoje, é onde tudo começou. Eu estou feliz, mas ao mesmo tempo com o coração apertado, pois uma grande amiga alagoana, Moanna, nos deixou recentemente e não estava presente na arena, me acompanhando. É uma saudade, mas sei que ela está torcendo por mim lá de cima”, disse Talita, que elogiou as adversárias da partida que definiu o primeiro lugar da chave.

“Andressa e Vitoria são um time forte, jovens, vieram de um ouro no Sul-Americano e estão muito empolgadas. Tivemos que jogar muito bem nesse primeiro jogo, enfrentamos um time que se juntou recentemente, mas já mostrou um grande potencial. Vão crescer ainda mais e fico satisfeita que saímos com o resultado positivo, superando as dificuldades".

Entre as 24 duplas que começaram o dia, oito foram eliminadas na fase de grupos, terminando em 17° lugar: Verena/Hegê (CE), Solange/Teresa (DF/CE), Lu/Alana (SP), Ana Luiza/Victoria Paranagua (SC/CE), Ângela/Juliana Simões (DF/PR), Rafaela/Ingridh (PA/PR), Rita/Danni (RJ/MS) e Fabrine/Débora Lisa (BA/SP).

A abertura da temporada 19/20 aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB).

Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF). A parada de João Pessoa (PB), em janeiro, contou com títulos para Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e André Stein/George (ES/PB).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

VEJA A GALERIA DE FOTOS DO DIA
https://2018.cbv.com.br/galeria/2262/maceio-al---circuito-brasileiro-open---14.02.2020

VEJA OS RESULTADOS DO DIA
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabelatodas.asp?site=50&sexo=F

OITAVAS DE FINAL - TORNEIO FEMININO
Duda/Ágatha (SE/PR) x Rosimeire Lima/Talita (AL/CE) - 8h30
Andressa/Vitória (PB/RJ) x Jéssica/Vivian (PA) - 8h30
Talita/Carol Solberg (AL/RJ) x Elize Maia/Thamela (ES) - 8h30
Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) x Andrezza/Neide (AM/AL) - 8h30
Bárbara Seixas/Carol Horta (RJ/CE) x Érica Freitas/Thati  (MG/PB) - 9h20
Tainá/Victoria (SE/MS) x Val/Aline (RJ/SC) - 9h20
Izabel/Naiana (PA/CE) x Josi/Juliana (SC/CE) - 9h20
Taiana/Fernanda Berti (CE/RJ) x Flávia Moura/Bárbara Ferreira (RJ) - 9h20

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais