Paraibanos vencem qualifying e aumentam representantes no naipe masculino

Publicado em: 23/01/2020 14:26
?20200225121222
Rafael e Klaus (dir) disputam bola na rede durante etapa em João Pessoa (Créditos: Wander Roberto/Inovafoto/CBV)

Em João Pessoa (PB) – 23.01.2020

A disputa da etapa de João Pessoa (PB) do Circuito Brasileiro Open de vôlei de praia começou nesta quinta-feira para os homens, com as partidas válidas pelo qualifying. Foram realizados 16 jogos na arena montada na Praia do Cabo Branco, com 32 times lutando por oito vagas na fase principal do torneio. E os paraibanos se destacaram, com três atletas da casa avançando entre os classificados, aumentando para oito o número de representantes (masculino e feminino).

A etapa de João Pessoa (PB), a 30ª realizada na cidade, ocorre até domingo (26.01), com entrada franca na arena coberta localizada na altura da Avenida Monsenhor Odilon Coutinho. Os jogos da fase de grupos do masculino começam nesta sexta-feira (24.01), às 8h30 (de Brasília) e são exibidos ao vivo pelo site voleidepraiatv.cbv.com.br e Facebook da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Já duas semifinais de sábado (25.01) e as finais de domingo são exibidas exclusivamente pelos canais SporTV.

Avançaram à fase de grupos após vencerem um jogo eliminatório no qualifying os gêmeos Rafael/Renato (PB), Pedro Resende/Gabriel Santiago (PB/DF), Márcio Gaudie/Álvaro Andrade (RJ/SE), Léo Gomes/Igor Borges (RJ), Luccas Lima/Guto Dulinski (SP), Lipe/Rafael (CE/PR), Jefferson/Miguel (CE/MS) e Allison Francioni/Fábio Bastos (SC/CE).

Campeões mundiais Sub-21, os irmãos Rafael e Renato enfrentaram na disputa pela vaga um velho conhecido. O também paraibano Klaus, parceiro de Ícaro, com quem foi campeão brasileiro sub-19 em 2006, foi primeiro treinador da dupla, ainda na iniciação esportiva de ambos. O mestre acabou superado pelos alunos, mas foi muito elogiado.

"Está é sempre uma etapa especial, claro que há sempre aquele peso, aquela responsabilidade de jogar em frente aos amigos e familiares. e ainda enfrentamos uma dupla muito boa, Klaus e Ícaro. Klaus já foi meu técnico, sou muito grato a ele. Agora temos a expectativa de fazer uma boa competição a partir de amanhã e avançar para as oitavas, as quartas e assim por diante. Assisti Klaus e o Ícaro disputarem quartas de final aqui em João Pessoa, quando era só um garotinho. Jogar contra ele é algo muito especial, mesmo com a torcida dividida, foi bom ver que todos gostaram de assistir. Foi uma partida muito dura”, disse.

Pedro Resende, filho do campeão olímpico Ricardo, também avançou e será mais um paraibano em ação. O atleta de 23 anos comentou a alegria por vencer um duelo tenso.

"E uma das etapas que bate mais ansiedade, pois você não quer perder na frente de seus amigos, quer fazer um espetáculo para todos que vieram te assistir. Tem que saber controlar essa ansiedade. Eu não tinha jogado tão bem em etapas aqui em João Pessoa, então desta vez foi um bom começo. Tivemos um jogo duro, apesar de ter sido por 2 sets a 0, colocamos o nosso ritmo de jogo, soubemos impor nossa estratégia. Botei o bigode para prestigiar o Gabriel, foi uma brincadeira nas redes sociais, e vai durar até o final da etapa", destacou.

As 24 equipes classificadas (16 pelo ranking e oito do qualifying) são divididas em seis grupos de quatro e jogam entre si, com os dois melhores times de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados avançando às oitavas de final. A competição segue no formato eliminatório tradicional, com quartas de final, semifinais e disputas de bronze e ouro.

Os times já garantidos pelo ranking são André/George (ES/PB), Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB), Pedro Solberg/Guto (RJ), Saymon/Arthur Lanci (MS/PR), Thiago/Oscar (SC/RJ), Hevaldo/Vinícius (CE/ES), Ramon/Bernardo Lima (RJ/CE), Matheus Maia/Eduardo Davi (RJ/PR), Adrielson/Arthur Mariano (PR/MS), Fernandão/Harley (ES/DF), Léo Vieira/Luciano (DF/ES), Bruno/Jô (AM/PB), Averaldo/Marcus (TO/RJ), Felipe Cavazin/Anderson Melo (PR//RJ), Adelmo/Moisés (BA) e Lazaro/Matheus (GO/SE).

O Circuito Brasileiro 19/20 conta com sete etapas, três realizadas no segundo semestre de 2019, e quatro que acontecem neste primeiro semestre de 2020. A estreia do tour aconteceu em Vila Velha (ES), em setembro, com ouro para Ágatha/Duda (PR/SE) e André Stein/George (ES/PB). Em Cuiabá, no mês de outubro, os títulos ficaram com Ana Patrícia/Rebecca (MG/CE) e Alison/Álvaro Filho (ES/PB). Ribeirão Preto (SP) sediou a etapa de novembro, com ouro para Talita/Taiana (AL/CE) e Evandro/Bruno Schmidt (RJ/DF).

Além das duplas campeãs de cada etapa, também existem os campeões gerais da temporada, somando a pontuação obtida nos sete eventos. A competição distribui R$ 46 mil às duplas campeãs dos dois naipes, e todos os times na fase de grupos são premiados. Ao todo, são distribuídos mais de R$ 500 mil por etapa.

VEJA OS RESULTADOS DO DIA
http://www.aplicativoscbv.com.br/circuitobb/tabopen/tabelatodas.asp?site=49&sexo=m

FASE DE GRUPOS - TORNEIO MASCULINO

Grupo A
André/George (ES/PB) x Jefferson/Miguel (CE/MS) - 10h10
Jô/Bruno (PB/AM) x Averaldo/Marcus (TO/RJ) - 10h10

Grupo B 
Ricardo/Vitor Felipe (BA/PB) x Luccas/Guto Dulinski (SP) - 9h20
Léo Vieira/Luciano (DF/ES) x Felipe Cavazin/Anderson Melo (PR/RJ) - 9h20

Grupo C
Pedro Solberg/Guto (RJ) x Léo Gomes/Igor Borges (RJ) - 8h30
Fernandão/Harley (ES/DF) x Adelmo/Moisés (BA) - 8h30

Grupo D
Arthur Lanci/Saymon (PR/MS) x Pedro Resende/Gabriel (PB/DF) - 8h30
Maia/Eduardo Davi (RJ/PR) x Lyan/Matheus (GO/SE) - 8h30

Grupo E
Thiago/Oscar (SC/RJ) x Márcio Gaudie/Álvaro Andrade (RJ/SE) - 9h20
Arthur Mariano/Adrielson (MS/PR) x Allison Francioni/Fábio (SC/CE) - 9h20

Grupo F
Hevaldo/Vinícius (CE/ES) x Rafael/Renato (PB) - 10h10
Ramon Gomes/Bernardo Lima (RJ/CE) x Lipe/Rafael (CE/PR) - 10h10

*Horários e confrontos da segunda rodada do dia sairão após a rodada matinal

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais