Clubes brasileiros estreiam nesta terça-feira nos dois naipes

Publicado em: 02/12/2019 10:42
Dentil/Praia Clube será o primeiro time brasileiro a entrar em ação no Mundial de Clubes (Créditos: Mateus Gonçalves )

A terça-feira (03.12) será de estreia para os times brasileiros no Campeonato Mundial de Clubes em ambos os naipes. No feminino, o Dentil/Praia Clube (MG) jogará com o VakfBank, da Turquia, às 3h (Horário de Brasília), e na sequência, às 6h, o Itambé/Minas (MG) terá pela frente o Guangdong Evergrande, da China. Os jogos serão disputados na cidade de Shaoxing, na China. No masculino, o Sada Cruzeiro (MG) duelará com o Zenit Kazan, da Rússia, às 20h30, em Betim (MG). O SporTV 2 transmitirá os jogos dos times brasileiros ao vivo. 

No feminino, o Itambé/Minas vem para a competição depois de uma boa participação na última edição, em 2018, quando ficou com a medalha de prata. A capitã do Itambé/Minas, Carol Gattaz, destacou o equilíbrio da competição e a qualidade das equipes participantes. 

“Este ano, a competição está muito mais forte que em 2018. Treinamos muito e nos preparamos para este momento. Agora, esperamos fazer o nosso melhor campeonato e que a gente consiga desempenhar as nossas funções das melhores formas. Garra e determinação não vão faltar, os torcedores podem ter certeza disso”, garantiu Carol Gattaz. 

No Dentil/Praia Clube, que participa da competição pela segunda vez consecutiva, o treinador Paulo Coco fez uma análise dos adversários do time praiano no Mundial.

"Nesta edição estarão presentes oito equipes do mais alto nível do voleibol mundial. O VakifBank, da Turquia, adversário da nossa estreia é tricampeão do mundo e tetracampeão europeu. No segundo duelo, teremos pela frente a base da seleção chinesa, diante do Tianjin. Na última partida do grupo, vamos encarar o Novara, da Itália, que é o atual campeão europeu. Uma equipe que manteve a base vencedora das recentes competições. Enfim, enfrentaremos três fortes agremiações na fase classificatória”, disse Paulo Coco. 

 No feminino, o Itambé/Minas está no Grupo A, ao lado de Imoco Volley Conegliano, da Itália, do Guangdong Evergrande, da China, e do Eczacibasi Vitra Istanbul, da Turquia. No grupo B estão o Dentil/Praia Clube (MG), as atuais campeãs mundiais do Vakifbank Istanbul, da Turquia, o Tiajin Bohai Bank, da China e o Igor Gorgonzola Novara, da Itália. As equipes se enfrentarão dentro dos seus respectivos grupos e as duas melhores de cada passarão às semifinais. 

No Brasil 

O Sada Cruzeiro (MG) sediará o Mundial de Clube masculino, no ginásio Divino Braga, em Betim (MG) No time celeste, o ponteiro canadense Perrin disputará pela primeira vez o torneio e mostrou muita motivação para a disputa internacional.

“Eu estou muito animado para enfrentar os melhores times do mundo. É isso o que mais me empolga: as batalhas. É raríssimo ter os maiores no mesmo lugar, jogando contra todos. Estou ansioso pelos jogos difíceis, deve ser um divertido, brigado e com certeza um difícil torneio. Eu sempre acompanhei o Mundial de Clubes, assisti alguns jogos do Sada Cruzeiro nos últimos anos, e vai ser muito bom estar em quadra. Acho que o mais importante será conseguir manter a calma nos momentos difíceis do jogo. Quando você joga contra os grandes times, o final costuma ter um placar apertado, e quem conseguir aparecer nos momentos importantes e levar os pontos cruciais, principalmente depois dos 20 pontos, provavelmente ganhará os grandes jogos”, afirmou Perrin. 

 O ponteiro Filipe, um dos jogadores mais experientes da equipe cruzeirense, falou sobre a estreia da equipe contra o Zenit Kazan. O time celeste tem três títulos da competição mundial todos conquistados em Betim (MG). 

“Nós temos consciência das grandes mudanças que aconteceram na equipe. Hoje o time vive um outro momento, de reestruturação, após um período de muitos anos em que o time praticamente contou com a mesma base. Estamos crescendo como time, alguns atletas ainda se ambientando no clube e o grupo buscando o melhor entrosamento neste começo de temporada. Mas uma coisa não muda neste time: a vontade de vencer e superar todos os desafios. E nosso objetivo é sempre entrar em quadra e fazer o nosso melhor, o nosso máximo. É assim que vamos para este Mundial de Clubes. A estreia é um jogo duríssimo, contra o Zenit Kazan, e todos os outros jogos serão assim também. Vamos com força total e contando com o apoio do nosso torcedor. Já ganhamos o Mundial três vezes em Betim, a nossa torcida é espetacular, ela faz a diferença e esperamos ter ginásio lotado”, analisou o capitão Filipe. 

No jogo de abertura da competição, às 18h, confronto de equipes com integrantes brasileiros. O Lube Civitanova, da Itália, que conta no elenco com o levantador Bruninho e ponteiro Leal, medirá forças com o Al-Rayyan, do Catar, dirigido por Carlos Schwanke. O técnico brasileiro falou da expectativa para a competição. 

"A equipe chega na nossa realidade, querendo aprender muito com o torneio e competir no nosso melhor. O Al-Rayyan não trouxe nenhum reforço, estamos com a mesma equipe que disputa os campeonatos locais e internacionais. Cada ponto positivo aqui será importante para a sequência da temporada no mundo árabe. Também saíremos daqui com mais experiência internacional. Será muito bom estrear contra o Bruninho e o Leal, não só os dois, mas todos que estarão lá são jogadores de reconhecimento mundial. Fico feliz de poder competir contra os melhores e esperamos mostrar nosso melhor a cada jogo", afirmou Schwanke. 

No Mundial de Clubes masculino, os quatro times participantes se enfrentam na fase de classificação definindo o cruzamento das semifinais que serão disputadas no sábado (07.12). 

MUNDIAL MASCULINO – BETIM (MG) 

03.12 (TERÇA-FEIRA) – Sada Cruzeiro (MG) x Zenit Kazan (Rússia), às 20h30 – SporTV 2 
04.12 (QUARTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro (MG) x Lube Civitanova (Itália), às 20h30 – SporTV 2 
05.12 (QUINTA-FEIRA) – Sada Cruzeiro (MG) x Al-Rayyan (Qatar), às 20h30 – SporTV 2 

MUNDIAL FEMININO – SHAOXING (CHINA) 

03.12 (TERÇA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube (MG) x VakifBank (Turquia), às 3h (Horário de Brasília) 
03.12 (TERÇA-FEIRA) – Itambé/Minas (MG) x Guangdong Evergrande (China), às 6h (Horário de Brasília) 
04.12 (QUARTA-FEIRA) – Itambé/Minas (MG) x Eczacibasi (Turquia), às 6h (Horário de Brasília)
05.12 (QUINTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube (MG) x Tianjin Bohai (China), às 9h (Horário de Brasília) 
05.12 (QUINTA-FEIRA) – Itambé/Minas (MG) x Imoco Conegliano (Itália), às 23h (Horário de Brasília) 
06.12 (SEXTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube (MG) x Novara (Itália), às 3h (Horário de Brasília) 

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro
 


Parceiros Oficiais