Torneio qualificatório define últimos classificados para a etapa de Manaus

Publicado em: 04/10/2018 18:34
Arena montada na praia de Ponta Negra (Créditos: Divulgação)

A disputa do classificatório, nesta quinta-feira (04.10), definiu os grupos e os últimos times a conquistarem vaga para a etapa de Manaus (AM) do Circuito Brasileiro Sub-21 de vôlei de praia. Os jogos acontecem na arena montada na Praia da Ponta Negra e seguem até sábado (06.10), sempre com entrada franca à torcida. Esta é a quarta e última parada da temporada 2018.

Foram realizados 10 jogos nesta quinta-feira, somando os torneios masculino e feminino. Entre os homens, 10 duplas disputaram as últimas quatro vagas à fase de grupos. Avançaram Gabriel/Lippi (RJ), que superou Johann/Lucas (RJ) por 2 sets a 0 (21/13 e 21/15), Lucas/João Pedro (RJ), que venceu Heitor/Patrick (RJ) por 2 sets a 0 (27/25 e 21/13), Thiago/Guilherme (AM), que derrotou Luan/Marcelo (SP) por 2 sets a 1 (21/17, 16/21 e 18/16). Completando os quatro classificados, Eduardo/Rafa Carvalho (PR) bateu Wesley/Diego (AM) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/12).

Já no torneio feminino, a disputa reuniu sete duplas lutando pelas vagas. Avançaram Ana Clara/Camily (RO), que venceu na rodada decisiva Bia/Ste (MS) por 2 sets a 1 (17/21, 21/17 e 15/3), Isabella/Monique (PR), que derrotou Thalyta/Raissa (AM) por 2 sets a 0 (21/10 e 21/15), e Carol/Emilly (PE), que eliminou Sara/Keuli (AM) por 2 sets a 0 (21/14 e 21/19).

A chave principal começa nesta sexta-feira (05.10), a partir das 8h (hora local). Já estão garantidos no naipe masculino pelo ranking Jonh/Ícaro Passos (BA), Rafael/Renato (PB), Matheus/Wellington (MT), Patrick/Lipe (PR), Gabriel/Gabriel Cândido (RJ), André Danilo/Matheus (SE), Misael/Gabriel (SP), Jean/Gui (MS) e Antônio/Lucas (AM).

No naipe feminino, os times já classificados pelo ranking são Amanda/Talita (CE), Débora/Gabi (ES), Carol/Agatha (MS), Ingridh/Amanda (PR), Gabriella/Carol Paiva (RJ), Thainara/Cecília (RN), Helena/Lari (SC), Anna/Fernanda (BA) e Aline/Lorena (AM).

Os 12 times de cada gênero são divididos em quatro grupos com três, jogando no sistema “todos contra todos” dentro da chave. Todos avançam à segunda fase, mas os times que terminarem em primeiro no grupo vão direto às quartas de final, enquanto segundos e terceiros disputam a repescagem. A partir desta fase ocorrem semifinais e disputas de medalha.

A temporada é formada por quatro etapas. Na primeira, em João Pessoa (PB), André Danilo e Matheus, representando Sergipe, e Aninha/Victoria, defendendo o estado do Mato Grosso do Sul, ficaram com o título. Na segunda etapa, no Rio de Janeiro (RJ), o título ficou com Aninha/Victória (MS) e com Rafael/Renato (PB), pódio que se repetiu em Jaboatão dos Guararapes (PE).

Rio de Janeiro, no naipe masculino, e o Ceará, no naipe feminino, foram os campeões da temporada 2017. A competição revelou diversos atletas que foram campeões e posteriormente se tornariam olímpicos como Pedro Solberg (RJ), Bruno Schmidt (DF), Bárbara Seixas (RJ), Juliana (CE) e Maria Elisa (RJ).

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais