Fase Final começa nesta quinta-feira, em Lages (SC)

Publicado em: 17/01/2018 10:50
Sesc RJ é o atual campeão da Copa Brasil (Créditos: Divulgação/Sesc RJ )

A Fase Final da Copa Brasil feminina de vôlei 2018 começa a ser disputada nesta quinta-feira (18.01) com quatro das melhores equipes do país.  A primeira semifinal será um duelo mineiro entre Dentil/Praia Clube (MG) e Camponesa/Minas (MG), às 19h. Na sequência, às 21h30, um dos clássicos mais tradicionais do voleibol brasileiro entre Sesc RJ e Vôlei Nestlé (SP). As partidas serão disputadas no ginásio Jones Minosso, em Lages (SC), e terão transmissão ao vivo do SporTV. 

No primeiro duelo das semifinais, o Dentil/Praia Clube tem entre os destaques do elenco três campeãs olímpicas: as centrais Fabiana e Walewska e a ponteira Fernanda Garay. 

A central Fabiana falou da expectativa para o confronto e apostou em equilíbrio entre os times mineiros. 

“Essa semifinal será um jogo disputado e difícil. Vamos enfrentar uma equipe forte, muito bem montada e entrosada. É um clássico regional, uma partida decisiva, com muitos componentes e que vale uma vaga na final. Temos que estar com os fundamentos bem acertados, além de muita concentração e paciência para fazer o nosso jogo”, disse Fabiana. 

Pelo lado do Camponesa/Minas, que tem no comando o treinador italiano Stefano Lavarini, uma mescla de jogadoras jovens como a ponteira Rosamaria e experientes como a central Carol Gattaz e a oposta norte-americana Hooker. 

A ponteira Rosamaria explicou as dificuldades de enfrentar o Dentil/Praia Clube e mostrou confiança em uma boa apresentação do time de Belo Horizonte. 

“Sabemos da qualidade do Praia e acredito que o saque pode ser uma arma importante para diminuir a qualidade do ataque delas, que é um ponto forte. O Dentil/Praia Clube é uma equipe excelente que ainda está invicta na Superliga. Por ser um clássico estadual, a disputa fica ainda mais acirrada. É sempre gostoso jogar um clássico ainda mais em um momento decisivo. Vamos tranquilas em busca de fazer o nosso melhor, pois cada jogo tem uma história diferente”, analisou Rosamaria. 

Sesc RJ x Vôlei Nestlé 

No segundo jogo da noite desta quinta-feira, mais um capítulo de um dos grandes clássicos da história do voleibol brasileiro entre o Sesc RJ e o Vôlei Nestlé. A equipe carioca, que tem no elenco a ponteira Gabi, a líbero Fabi e a central Juciely, é a atual campeã. Acostumada a jogar decisões, a líbero Fabi mostrou motivação para a disputa da partida decisiva. 

“É uma competição importante e chegamos mais uma vez a uma semifinal. Vamos enfrentar o Vôlei Nestlé e será um clássico. Esperamos evoluir e nos apresentarmos bem. A luta e a briga por estar numa decisão serão grandes e é sempre muito especial jogar contra o time de Osasco. Acredito que será uma grande partida”, apostou Fabi. 

O Vôlei Nestlé conta no elenco com jogadoras que brilharam na temporada passada na seleção feminina como a oposta Tandara e a central Bia. Entre os outros reforços para essa temporada, a levantadora Fabíola e a ponteira Mari Paraíba. 

A central Bia comentou sobre o momento atual do Vôlei Nestlé e ressaltou a importância de uma boa apresentação no duelo contra a equipe carioca. 

“Jogar contra o Sesc RJ é sempre um clássico. É uma partida muito esperada e nos preparamos muito bem para ela. Sabemos das dificuldades, mas acredito que estamos treinando bem. É um jogo importante para buscarmos nosso crescimento. Estudamos a equipe delas e sabemos que é um time que erra pouco e tem um poder de ataque muito bom. Vamos buscar o nosso melhor para chegar na final”, explicou Bia. 

História da Copa Brasil 

O Sesc RJ (RJ), no feminino, e o EMS Taubaté Funvic (SP), no masculino, foram os campeões da competição na temporada passada. Na última edição, em 2017, disputada em Campinas (SP), o time carioca venceu o Camponesa/Minas (MG) na final enquanto o grupo de Taubaté superou o Sesi-SP.

Esta é a quarta edição da Copa Brasil. A primeira, em 2014, aconteceu em Maringá (PR) e reuniu equipes dos dois naipes. Em 2015, a competição feminina foi em Cuiabá (MT) e a masculina em Campinas (SP). E nos anos de 2016 e 2017, equipes dos dois naipes também disputaram o título na cidade campineira.

Seminário Interdisciplinar agita Copa Brasil 

Os treinadores das quatro equipes participantes da Copa Brasil e ainda o técnico da seleção brasileira masculina, Renan, participarão do Seminário Interdisciplinar de Voleibol, que acontecerá nos dias 17 e 18 no auditório da Associação Comercial e Industrial de Lages (Acil), em Lages (SC). 

A abertura do evento acontecerá às 13h desta quarta-feira (17.01) e caberá ao diretor executivo da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), Radamés Lattari, e ao presidente da federação catarinense de voleibol, Dante Klaser. Na sequência, às 14h, será a palestra do técnico do Dentil/Praia Clube, Paulo Coco. Às 15h o treinador do Vôlei Nestlé, Luizomar de Moura, falará com o público catarinense. 

A programação seguirá na quinta-feira (18.01), às 13h, quando será a palestra do comandante do Camponesa/Minas, o italiano Stefano Lavarini. Logo depois, às 14h, o técnico Bernardinho, do Sesc RJ, apresentará suas ideias. E o Seminário Interdisciplinar de Voleibol será encerrado com a palestra do treinador da seleção masculina, Renan Dal Zotto, a partir das 15h.

O seminário é voltado para estudantes e profissionais de Educação Física e treinadores de toda a região que poderão se inscrever através do número (49) 99133-3602 ou através do contato da Federação Catarinense de Voleibol. O valor cobrado para todo o ciclo de palestras é de R$ 20. O auditório tem capacidade para 300 pessoas.

Esta será a segunda edição do evento, que teve início na Supercopa, em outubro de 2017, quando cerca de 150 treinadores e profissionais de Educação Física de Fortaleza (CE) e região tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento de alto nível através do I Seminário Interdisciplinar de Voleibol.

TABELA COPA BRASIL 

Quartas de fina
l

14.12 (QUINTA-FEIRA) – Camponesa/Minas (MG) 3 x 1 Fluminense (RJ), às 20h, na Arena Minas, em Belo Horizonte (MG) (25/15, 23/25, 27/25 e 25/20)
15.12 (SEXTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube (MG) 3 x 0 São Cristóvão Saúde/São Caetano (SP), às 19h30, no ginásio do Praia, em Uberlândia (MG) (25/16, 25/16 e 25/14)
15.12 (SEXTA-FEIRA) – Sesc RJ 3 x 2 Pinheiros (SP), às 20h, no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro (RJ) (23/25, 24/26, 25/19, 25/22 e 15/12)
15.12 (SEXTA-FEIRA) – Vôlei Nestlé (SP) 3 x 0 Hinode Barueri (SP), às 19h30, no José Liberatti, em Osasco (SP) (25/15, 25/20 e 25/15)

Semifinal

Jogo 5 - 18.01 (QUINTA-FEIRA) – Dentil/Praia Clube x Camponesa/Minas, às 19h, no Jones Mimoso, em Lages (SC) – SporTV 
Jogo 6 – 18.01 (QUINTA-FEIRA) – Sesc RJ x Vôlei Nestlé, às 21h30, no Jones Mimoso, em Lages (SC) – SporTV

Final

Jogo 7 – 19.01 (SEXTA-FEIRA) – Vencedor do jogo 5 x Vencedor do jogo 6, às 21h30, no Jones Mimoso, em Lages (SC) – SporTV

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro 
 


Parceiros Oficiais