Primeira edição do Seminário Interdisciplinar de Voleibol é sucesso em Fortaleza

Publicado em: 16/10/2017 14:37
Renan Dal Zotto foi um dos palestrantes do Seminário Interdisciplinar de Voleibol (Créditos: Divulgação/CBV)

Cerca de 150 treinadores e profissionais de Educação Física de Fortaleza (CE) e região tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento de alto nível através do I Seminário Interdisciplinar de Voleibol, que aconteceu na última semana, dias 11, 12 e 13 de outubro, no anfiteatro da Arena Castelão. O evento, realizado pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) em parceria com a Federação de Voleibol do Estado do Ceará (Fevece) e Governo do Estado, aconteceu nos dias de disputa da Supercopa masculina e feminina de vôlei, no Centro de Formação Olímpica (CFO).

No primeiro dia de evento, os técnicos dos times participantes no masculino, Marcelo Mendez, do Sada Cruzeiro (MG), e Daniel Castellani, do EMS Taubaté Funvic (SC), além do árbitro internacional, Alessandro Moreira, foram os palestrantes. Os três falaram durante uma hora cada um e tiveram cerca de 130 pessoas presentes no anfiteatro do Castelão.

No dia de folga entre um jogo e outro, na quinta-feira (12.10), foi a vez do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan, encantar os profissionais de Educação Física de toda a região. O treinador falou sobre seu método de trabalho e atendeu o público, tirando dúvidas ao fim da sua palestra.

A programação do dia ainda contou com uma apresentação do médico João Grangeiro, que falou sobre Prevenção e Tratamento de Lesões, e uma mesa redonda que reuniu Renan e outros três profissionais da Comissão Médica da CBV: Sérgio Xavier, Bruno Fonseca e João Olyntho.

Na sexta-feira (13.10), último dia do Seminário, foi a vez das palestras de Bernardinho, técnico do Sesc RJ, Stefano Lavarini, treinador do Camponesa/Minas (MG), e Oliveira Neto, preparador físico de Larissa/Talita.

O Superintendente de Competições de Quadra da CBV, Renato D´Ávila, falou sobre o objetivo da entidade em seguir realizando eventos como este. “Todos tiveram a chance de adquirir a expertise e a bagagem de grandes treinadores que estão atuando no Brasil, na nossa Superliga. A intenção é replicar esse tipo de seminário em todos os eventos sediados que a CBV promover a partir de agora. Faremos o mesmo durante a Copa Banco do Brasil, em janeiro do ano que vem, e em outros eventos promovidos por nós”, declarou Renato D´Ávila.

O dirigente ainda chamou atenção para o interesse dos próprios técnicos em participação do Seminário Interdisciplinar de Voleibol. “Os treinadores que falaram neste evento colaboraram com a nossa iniciativa e agradecemos a todos, assim como a Federação cearense de voleibol, ao Governo do Estado, que nos cedeu o espaço da Arena Castelão, e acreditamos que todos aproveitaram muito esse contato com o voleibol de alto nível”, finalizou D´Ávila.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais