Seminário agita a programação em Fortaleza (CE)

Publicado em: 27/09/2017 17:04
Renan Dal Zotto será um dos palestrantes do Seminário do Voleibol (Créditos: Divulgação/FIVB)

A Supercopa masculina e feminina de vôlei realizará ainda mais do que grandes jogos entre Sada Cruzeiro (MG) e EMS Taubaté Funvic (SP), no dia 11 de outubro, às 19h, e Sesc RJ x Camponesa/Minas (MG), no dia 13, às 21h30. O torneio realizado em Fortaleza (CE) terá na programação o Seminário de Voleibol, que envolverá os quatro treinadores participantes, além do técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, Renan, o árbitro internacional, Alessandro Moreira, o médico João Grangeiro, e o preparador físico de vôlei de praia, Francisco Oliveira Neto. Todo o evento acontecerá no anfiteatro da Arena Castelão.

A programação terá início no dia 11, às 13h, com a palestra do técnico do Sada Cruzeiro, o argentino Marcelo Mendez, com o tema “Organização da sessão de treinos, bloqueio, defesa e contra-ataque”. Na sequência, às 14h, será a vez do treinador do EMS Taubaté Funvic, o também argentino, Daniel Castellani, que vai falar sobre “Velocidade de Ataque”. Alessandro Moreira será o responsável pelo encerramento do dia com a palestra sobre “Regras do Voleibol Indoor”.

No dia 12, às 9h, o dia começará com o lançamento da Comissão Brasileira de Médicos de Voleibol (Conamev). Das 10h às 11h será a palestra do médico João Grangeiro, com o tema “Prevenção e tratamento de lesões no esporte”. Das 11h30 às 13h acontecerá a apresentação do técnico da seleção brasileira, Renan, que falará sobre “Momento atual do vôlei”. E, das 14h30 às 16h, será realizada uma mesa redonda de Renan com os médicos da comissão, que irão debater o tema “A abordagem médica no alto rendimento”.

O último dia do Seminário do Voleibol, no dia 13, terá início às 13h, com a palestra do técnico do Sesc RJ, Bernardinho, que falará sobre “Conquista e Sustentabilidade”. Às 14h será a vez do treinador do Camponesa/Minas, o italiano Stefano Lavarini, que dará palestra com o tema “Evolução da captação de talentos e a formação no voleibol feminino italiano”. O encerramento ficará por conta do preparador físico da dupla Larissa/Talita, Oliveira, que começará a falar a partir das 15h sobre “Como se tornar um Profissional Campeão”.

As inscrições para o Seminário deverão ser feitas na sede da Federação de Voleibol do Estado do Ceará (Fevece), que fica Avenida Santos Dumont, 3060 – Sala 515, no Centro Comercial Casa Blanca), em Fortaleza (CE). Para a inscrição é necessário a doação de 2kg de alimento.

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Parceiros Oficiais